Canal Honorato

Sua conexão com o mercado.

Busca

Depoimentos

"Ao contratarmos a consultoria da Honorato Marketing & Consultores Associados, nos deparamos com profissionais altamente qualificados, que atenderam nossas necessidades com muita presteza e com a ética que estes serviços requerem.""
Tarobá Construções
Renato Pena Camargo
O profissionalismo, a ética, a constante atenção, presteza e soluções rápidas, eficientes e comprometimento com os resultados, da Honorato Marketing e Consultores Associados, nos traz tranquilidade e a certeza de podermos contar sempre com ela para atender nossas necessidades."
Viaer Soluções Aeronáuticas
Gedson Ferreira

Canal Honorato

O QUE É UMA STARTUP?

Por Rodrigo Balotin | 29 de Julho de 2014
Imprimir
Enviar por e-mail
Startup é um termo que gera muitas dúvidas para quem ouve esta palavra pela primeira vez. De fato existem algumas divergências e pontos de vistas diferentes, mas eu acredito que a melhor definição deste tipo de negócio é a seguinte: startup é uma ORGANIZAÇÃO TEMPORÁRIA, que apresenta ELEMENTOS DE INOVAÇÃO e que está em uma busca constante por um MODELO DE NEGÓCIO que seja ESCALÁVEL e REPETÍVEL.
 
O destaque de algumas palavras é importante para compreendê-las dentro deste contexto:
 
• Organização temporária: startup não é uma versão menor de uma grande empresa. A startup está focada na busca e empresas grandes estão focadas na execução. Uma vez que a startup valida o seu modelo de negócio e ganha escala, ela deixa de ser uma startup para se tornar uma empresa. 
 
• Elementos de inovação: startups devem se diferenciar de outras soluções semelhantes já existentes, seja na forma de vender, no produto, estrutura organizacional, proposta de valor ou qualquer outro elemento que compõe o modelo de negócio da empresa.
 
• Modelo de negócio: são todos elementos que definem como o negócio vai funcionar, quem são os clientes do negócio, como a startup pretende ganhar dinheiro, seus parceiros, etc. A ferramenta mais utilizada para a criação de modelos de negócios é o BMG Canvas.
 
Escalável: escalável significa dizer que o negócio tem um grande potencial de crescer, aumentar seus lucros e ganhar novos mercados rapidamente sem que novos investimentos em infra-instrutura impeçam o crescimento acelerado da startup e representam grandes custos adicionais para o negócio. Se pensarmos em um modelo de negócio tradicional, como um posto de combustível, para que a empresa possa crescer e conquistar novos clientes ela deverá investir na construção de novas unidades, para tal deverá fazer novos investimentos em infra-
estrutura, contratar novos funcionários, etc. Estes investimentos fazem com que os custos da empresa cresçam em medida próxima ao lucro. No caso de uma startup o lucro cresce de maneira muito mais acelerada do que os custos.
 
Repetível: ser repetível significa dizer que a startup poderá produzir um mesmo produto com o mínimo de customização possível, sem que cada unidade a mais que seja fabricada tenha um impacto mínimo nos custos da empresa. Por exemplo: venda de cursos online como a plataforma UDEMY.
 
Espero ter definido de forma clara o conceito de startup e caso haja alguma dúvida sobre este modelo de negócio terei o prazer de fazer novos esclarecimentos.

Rodrigo Balotin

Formado em Administração/Marketing, é empreendedor apaixonado por startups e inovação. Fundador da Brayechi Limited, do Iguassu Startups e consultor na Honorato Marketing & Consultores Associados.
Gosta muito de viajar e já morou nos EUA, China e Espanha.

Veja também

Filiações

Onde Estamos

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba as novidades das áreas de Marketing e Negócios.

© 2014 Horonato - Todos os Direitos Reservados - Uma empresa do Grupo Bússola
contato@honorato.com.br