A palavra projeto está cada vez mais evidente nas empresas, principalmente no Brasil, e acredita-se que somente as grandes corporações podem criar e implantar projetos.
Uma pequena empresa é uma quebra de paradigma ao resolver desenvolver um novo produto, explorar novos mercados, até mesmo crescer e tornar-se um média empresa. Em qualquer um destes casos, há um início um meio e um fim cujo resultado é o produto ou a reclassificação da empresa.
Conforme Maximiano (2002, p.26), a definição de projeto é “um empreendimento temporário de atividade com início, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um produto singular e dentro das restrições orçamentárias”, para satisfazer as necessidades dos stakeholders ou partes interessadas. Seja qual for o tipo de projeto (criação de um novo produto, criação de uma marca, inovação de produto e processos etc.).
Também podemos considerar que um projeto é um planejamento na qual são direcionados os recursos necessários para gerar um produto, consiste em um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, onde os esforços e recursos são empreendidos para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos, transformando ideias em ações planejadas em consonância ao objeto do contrato.
Para exemplificar, citemos a simples criação de uma logomarca. O projeto de uma logomarca é aprovado pelo cliente, onde no documento é definido, conceito, cores, tipicidade de desenho , custos, cronograma de execução e data de entrega.
O resultado final será a logomarca criada, que se constitui no produto do projeto logomarca.
Projeto está cada vez mais presente nas empresas independente de seu porte, entretanto, as partes interessadas devem saber claramente a diferença entre projeto e produto, para que os resultados satisfaçam as expectativas dos envolvidos.